Neste artigo poderá consultar informação do procedimento a efetuar para marcar falta ao docente
Marcar falta ao docente
Para que o docente possa efetuar o pedido de justificação de uma falta, o seu sumário (que equivale a uma aula) tem que apresentar uma falta. Esta falta é sempre passível de justificação dentro da baliza temporal que o docente tem para efetuar o pedido de justificação.
No e-Schooling existem duas formas de marcar uma falta a um docente, uma de forma automática e outra de forma manual.
Para serem marcadas faltas automaticamente pela plataforma aos docentes que não sumariam dentro da baliza estipulada para o efeito, será necessária configuração por parte do e-Schooling, e ativação da política de funcionamento com a designação “FaltasAutomaticasParaDocentes” (disponível no menu "Administração do sistema" - "Políticas de funcionamento" - "Faltas").
A configuração que é efetuada pelo e-Schooling é a de uma rotina no servidor, que corre todos os dias durante a noite e marca falta aos sumários fora da baliza temporal para sumariar. A rotina quando é ativa corre desde o início do ano até à data de ativação da mesma, marcando as faltas nos sumários fora da baliza temporal para sumariar.
Outra forma de marcação de faltas é manualmente e acedendo ao sumário. Para marcação de faltas manuais podemos ter o perfil de gestão pedagógica ou o perfil de funcionário (que corresponde à figura do funcionário de piso).
A direção pedagógica para marcar uma falta ao docente apenas tem que aceder ao sumário (pode aceder pelo menu gestão pedagógica - sumários - sumários por exemplo), onde ao lado do botão fechar tem presente o botão com a designação de “Marcar falta ao professor” que clicando registará essa falta no sumário.
Outro perfil que pode efetuar a marcação de faltas é o perfil de funcionário, que terá presente no seu menu com nomenclatura de “Funcionário” o submenu de “Faltas docentes” que é o local onde serão apresentados os sumários/aulas para o funcionário aceder e registar a falta do professor.
Para marcar falta ao docente basta aceder ao menu "Funcionário" - "Faltas docentes" - escolhe a aula para a falta - e clica na opção "Marcar falta".
Nesta listagem aparecerão, também, os sumários a decorrer. Após editar surge um botão "Marcar falta".
Neste menu podem estar os sumários/aulas apenas do próprio dia, ou do ano inteiro existindo políticas de funcionamento que controlam os sumários/aulas a que o funcionário tem acesso para a marcação de falta.
A marcação de falta aos docentes por parte do funcionário, depende da baliza temporal definida no campo “Tempo de espera para que o funcionário possa marcar falta ao docente em aula/atividade (min)”, disponível no mesmo local das restantes balizas (em "Administração do sistema" - "Configurações do eSchooling" - editam escola - separador "Funcionamento"). Estando esta baliza configurada como zero minutos o funcionário poderá agendar falta desde início da aula até final da aula.
Existem políticas de funcionamento para que o funcionário tenha disponível os sumários do dia, para marcação de falta, ou outras. No exemplo abaixo, indicamos alguns exemplos das políticas:
As políticas de funcionamento estão disponíveis no menu "Administração do sistema" - "Sistema" - "Políticas de funcionamento", disponíveis para perfil de direção pedagógica.
Caso a direção pedagógica pretenda, pode também ativar a politica "FuncionarioPodeMarcarFaltaEscritos" que permitirá também ao funcionário marcar faltas a sumários já sumariados.
Administrativamente deverá ter o perfil "Funcionário" para aceder a esta funcionalidade.
Este artigo foi útil?
Isso é ótimo!
Obrigado pelo seu feedback
Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)
Obrigado pelo seu feedback
Comentário enviado
Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo