Para o correto funcionamento deste módulo, é necessário efetuar um conjunto de configurações inicias para que todo o processo de acompanhamento e avaliação de um estágio (a partir do módulo FCT do e-Schooling) seja efetuado corretamente.
Para efetuar as configurações referentes aos estágios, deve aceder ao menu administração do sistema > FCT.
No submenu “Áreas de atividade de empresas” poderá criar áreas que ficarão disponíveis para associação nas entidades empresas e nos estágios dos alunos.
Para associação de uma área de atividade de empresas a uma empresa, após a criação da mesma (secretaria > entidades > empresas > edita a empresa > separador “áreas de estágio”) poderá indicar quais as áreas nas quais a respetiva empresa oferece estágios.
Para associação de uma área de atividade de empresas a um estágio, aquando a criação do mesmo para um aluno, no campo “área de formação”, poderá indicar a área sobre a qual o respetivo estágio incide.
Para criação das áreas de atividade de empresas, deve aceder ao menu administração do sistema > FCT > áreas de atividade de empresas > clica em “adicionar”, preenche o campo “área de FCT” e clica em “guardar”.
No submenu “Departamentos de empresas” é possível configurar os diferentes departamentos, que podem ser utilizados na inserção de contatos de uma empresa, após a criação da mesma (secretaria > entidades >empresas > edita a empresa > separador “contatos” >edita um contacto, preenche o campo “Departamento”).
Para criação dos departamentos de empresas, deve aceder ao menu administração do sistema > FCT > departamentos de empresas > clica em “adicionar”, preenche o campo “departamento” e clica em “guardar”.
No submenu “Objetivos a Atingir” podem definir, tal como o nome indica, os objetivos a atingir por um aluno num estágio.
Depois de objetivos carregados no e-Schooling, estes podem ser associados ao estágio de um aluno após a criação do respetivo estágio, a partir do módulo FCT do e-Schooling.
Para adicionar os objetivos a atingir que possam ser utilizados num estágio, deve aceder ao menu administração de sistema > FCT > objetivos a atingir > clicar em “adicionar”, preencher os campos “descrição” e “ordem de visualização” e clicar em “guardar”.
Após adicionar um objetivo, é possível escolher os cursos em que o mesmo será utilizado, bastando dentro do objetivo, no separador “cursos”, associar o(s) curso(s) ativando o respetivo campo na coluna à direita do nome do curso.
No submenu “Conteúdos a desenvolver”, podem definir, tal como o nome indica, os conteúdos que o aluno irá desenvolver no decorrer do seu estágio.
Tal como nos objetivos a atingir, para adicionar conteúdos a desenvolver que possam ser associados a um estágio deve aceder ao menu administração de sistema > FCT > conteúdos a desenvolver> clicar em “adicionar”, preencher os campos “descrição” e “ordem de visualização” e clicar em “guardar”.
Após adicionado um conteúdo a desenvolver, é possível escolher os cursos em que o mesmo será utilizado, bastando dentro do conteúdo a desenvolver, no separador “cursos”, associar o(s) curso(s) ativando o respetivo campo na coluna à direita do nome do curso.
No submenu “Atividades”, poderão configurar as atividades que o aluno poderá desenvolver no decorrer do estágio.
Durante um estágio, é comum um aluno desenvolver uma atividade durante um período de tempo, e, para tal, é necessário previamente configurar as mesmas para que possam ser utilizadas durante o estágio de um aluno.
Para configurar as atividades, deve aceder ao menu administração de sistema > FCT > atividades e adicionar as que pretender.
No entanto, tal como nos objetivos a atingir e nos conteúdos a desenvolver, é necessário associar o(s) curso(s) em que as atividades serão utilizadas após criado um estágio.
Avaliando um aluno a FCT pelo módulo de estágios, não será necessário lançar avaliação a partir do menu avaliações > profissional > lançar notas > opção “Lançar FCT/PAP” (opção esta utilizada para lançar nota à disciplina ao invés de lançar ao módulo).
Neste módulo de estágios, é possível efetuar uma avaliação intermédia e uma avaliação final do estágio.
No entanto, é necessário configurar os parâmetros que serão utilizados nessas avaliações.
Antes de configurar os parâmetros propriamente ditos, é necessário criar Áreas de Avaliação Intermédia.
Para tal, basta aceder a administração do sistema > FCT > áreas de avaliação intermédia e criar as que achar necessário, clicando no botão “adicionar” e preenchendo os campos “descrição” e “ordem de visualização”.
Depois de criar as áreas de avaliação intermédia, poderá então criar os parâmetros. Para tal, basta aceder a administração do sistema > FCT > áreas de avaliação intermédia > edita uma das áreas criadas anteriormente e adiciona os parâmetros de avaliação intermédia, clicando no botão “adicionar” e preenchendo os campos “descrição” e “ordem de visualização”.
Depois de cada um dos parâmetros criados dentro de uma área, deve editar-se cada um dos parâmetros e, no separador “cursos” associar o parâmetro ao(s) curso(s) em que serão utilizados.
Deve escolher-se também a escala, por curso, na qual o dito parâmetro será avaliado.
Primeiro, deve associar o parâmetro ao curso e só depois escolher a escala.
A criação dos Parâmetros de Avaliação Final é semelhante à dos Parâmetros de Avaliação Intermédia, mas antes de configurar os parâmetros propriamente ditos, é necessário criar Áreas de Avaliação Final.
Para tal, basta aceder a administração do sistema > FCT >áreas de avaliação final e criar as que achar necessário, clicando no botão “adicionar” e preenchendo os campos “descrição”, “ordem de visualização” e “peso”.
Depois de criar as áreas de avaliação final, poderá então criar os parâmetros.
Para tal, basta aceder a administração do sistema > FCT> áreas de avaliação final - edita uma das áreas criadas anteriormente e adiciona os parâmetros de avaliação final, clicando no botão “adicionar” e preenchendo os campos “título”, “descrição” e “ordem de visualização”.
Depois de cada um dos parâmetros criados dentro de uma área, deve editar-se cada um dos parâmetros e, no separador “cursos” associar o parâmetro ao(s) curso(s) em que serão utilizados. Deve escolher-se também a escala, por curso, na qual o dito parâmetro será avaliado.
Primeiro, deve associar o parâmetro ao curso e só depois escolher a escala.
Depois de selecionados os cursos e escolhidas as escalas, deverá clicar no botão “guardar” que surge à direita.
Este artigo foi útil?
Isso é ótimo!
Obrigado pelo seu feedback
Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)
Obrigado pelo seu feedback
Comentário enviado
Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo