Recursos

Modificado em Mon, 27 Mai, 2024 às 4:46 PM

Com o módulo dos recursos, é possível criar e gerir um inventário de recursos na instituição, sendo que os utilizadores (docentes) poderão fazer pedidos de recursos para utilizar por um determinado período de tempo, como por exemplo computadores, projetores ou salas, entre outros. 


Existirão também subtipos após a criação dos tipos de recursos. Exemplo: Tipo: portátil / Subtipo: portátil de 12 polegadas.

Os recursos estarão disponíveis na escola para serem requisitados por data e hora.


Existirá um perfil de gestor de Recursos, que ficará responsável por configurar este módulo e gerir todos os recursos, pedidos e avarias. Todos os outros utilizadores apenas poderão efetuar pedidos de recursos e reportar avarias.

 

Estes pedidos serão aprovados ou recusados pelo gestor e as avarias serão também avaliadas pelo mesmo.

 

Quanto aos estados dos recursos, poderão estar associados a um estado funcional ou não. Se não for funcional este recurso não ficará disponível para requisição, temporariamente. Quando o estado for alterado para outro que seja funcional o recurso passará a ficar novamente disponível. Também poderão estar associados a um estado final, quando por exemplo vão para abate e não voltam a estar disponíveis.



1- Gestor de recursos


O gestor de recursos deverá ter o respetivo perfil associado ao seu utilizador no e-Schooling, para conseguir aceder aos processos abaixo explicados. Este gestor, será a entidade responsável por definir os tipos de recursos, a sua localização, validar e gerir os pedidos e, também por eventuais avarias de equipamentos. 


1.1 - Criar tipos de recursos

Para criar os tipos de recursos, deverá aceder ao menu Recursos - Tabelas de apoio - Tipos de recursos - clicar no botão “Adicionar”, presente no cimo da listagem, e preencher os campos “Descrição”, “Código” e “Ordem de visualização”.



Ao adicionar, criará um tipo de recurso, que ficará disponível para o gestor de recursos gerir recursos.

Os tipos de recursos poderão ser, por exemplo, material informático.


 



1.2 - Criar subtipos de recursos 


Depois de criar um tipo de recurso, dentro do mesmo é possível adicionar subtipos de recurso. Por exemplo, dentro do tipo de recurso "Material informático" poderão existir como subtipos de recurso "portáteis", "projetores", etc.




Para adicionar um subtipo de recurso dentro de um tipo de recurso, basta editar o tipo de recurso previamente criado aceder ao separador "Subtipo de recurso" e clicar no botão “Adicionar”, presente no cimo da listagem. Depois disso, basta preencher os campos “Código do subtipo” e “Descrição do subtipo”.






1.3 - Criar estados do recurso 


Para criar os estados de um recurso, deverá aceder ao menu "Recursos" - "Tabelas de apoio" - "Estados do recurso" e clicar no botão “Adicionar”, presente no cimo da listagem, e preencher os campos “descrição” e “ordem de visualização”.

Na criação de um estado de um recurso, poderá ainda configurar o mesmo através da seleção de uma das opções presentes, “Estado final” ou “Funcional”.





Um estado poderá ser funcional ou não.

Se não selecionar a opção “Funcional” na criação de um estado, este ficará automaticamente como não funcional, o que impedirá que o recurso apareça para ser requisitado nos pedidos. Um exemplo de um estado não funcional será “Em reparação”.

Um estado de um recurso em que a opção “Estado final” tenha sido selecionada não permitirá que o recurso surja nos pedidos, pois é indicador de que o respetivo recurso foi abatido.






Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo