Configurações base das avaliações do ensino regular

Modificado em Fri, 17 Mai, 2024 às 3:05 PM

A base das configurações das avaliações do ensino regular está disponível no menu administração do sistema - avaliações - configurações gerais e ao menu administração do sistema - avaliações - regular.


No conselho de turma e nas propostas de avaliação do regular, é possível, para além do lançamento de notas finais às disciplinas, o lançamento de alíneas, parâmetros de avaliação e uma observação nas propostas por disciplina no conselho de turma geral, indicar uma observação geral ao aluno.


Ao nível do conselho de turma, é também possível avaliar por aluno funcionalidades como as áreas de caráter transversal e os aspetos a melhorar.


  • Parâmetros de avaliação à disciplina

Para configurar os parâmetros de avaliação à disciplina, deve no menu administração do sistema - avaliações - configurações gerais - “Parâmetros de Avaliação à disciplina” configurar pelo menos uma área e dentro da área adicionar os vários parâmetros. Para criar uma área, deve clicar em “adicionar” preencher os campos “nome da área” e “ordem de visualização”. Por defeito, está configurada já uma área.

De salientar que esta área é meramente organizacional, o que significa que mesmo que criemos a área por disciplina, vão aparecer todos os parâmetros de todas as áreas que sejam configuradas.


Dentro de uma área, na listagem de parâmetros de avaliação deve clicar no botão “adicionar” e preencher os campos “descrição”, “abreviatura” e “área de avaliação” do parâmetro e clicar em “Guardar”. Depois de guardada a configuração do parâmetro, surge novo separador “cursos”, onde deve associar os cursos em que o respetivo parâmetro possa ser possível de adicionar a uma disciplina de uma turma. 



Após a criação de todos os parâmetros pretendidos, o docente (às disciplinas às quais estiver associado na turma), o diretor de turma (a todas as disciplinas da sua direção) ou a direção pedagógica, deve associar esses parâmetros às disciplinas da turma que pretendem avaliar aos ditos parâmetros.


Os parâmetros poderão ser, por exemplo, assiduidade ou algo que o docente e/ou direção considere relevante para a avaliação com atribuição de uma nota. Esta nota não irá fazer média automaticamente com a nota final do período, apenas será meramente informativa. 

É possível trabalhar tendo em conta que as notas lançadas a estes parâmetros tenham uma avaliação ponderada, sendo possível atribuir pesos (em percentagem) quando se associa um parâmetro a uma disciplina na turma, podendo a plataforma efetuar uma previsão da nota final da disciplina tendo em conta as notas aos diferentes

parâmetros e os seus pesos.



  • Parâmetros das disciplinas com pesos

Para ser possível configurar um peso de um parâmetro numa disciplina na turma, deve estar ativa a opção “Parâmetros das disciplinas com pesos” presente no separador “ciclo de formação” quando se edita um ciclo de formação num curso (secretaria - estrutura curricular - cursos - edita um curso - separador “ciclos de formação”). É possível configurar pesos diferentes por cada momento de avaliação, o mesmo parâmetro poderá não ter o mesmo peso nos diferentes momentos de avaliação que for utilizado.


Para adicionar os parâmetros de avaliação às disciplinas da turma deverá, na turma - separador “parâmetros de avaliação”, clicar na disciplina em questão - botão “adicionar parâmetro” (será adicionado um parâmetro de cada vez).




Surgirá uma nova janela onde deverá preencher a ordem do parâmetro, escolher qual o parâmetro, escolher qual a escala em que o mesmo vai ser avaliado e escolher em que momentos de avaliação (intermédias e/ou periódicas) o parâmetro será avaliado. É possível ainda indicar se o parâmetro e consequente avaliação atribuída ao mesmo será visível ou não no eCommunity (portal do aluno e do encarregado de educação). 


 

Configuração com atribuição de pesos:


Para eliminar um parâmetro, basta editar o mesmo no ícone “lápis” e clicar em “eliminar”.


  • Cópia/importação de parâmetros

Também é possível a cópia/importação de parâmetros, estando já associados numa disciplina ou em várias disciplinas numa turma e sendo igual entre as mesmas disciplinas das turmas, utilizando a ferramenta “Copiar parâmetros à disciplina”.


Para copiar parâmetros, deve aceder ao menu administração do sistema - avaliações - configurações gerais - copiar parâmetros à disciplina - selecionar o curso - selecionar se é para importar entre o mesmo curso ou entre cursos diferentes.


Selecionando a opção de importar entre o mesmo curso, surge uma nova janela onde pode escolher o ano letivo e a turma de onde pretende importar os parâmetros (sínteses), surgindo abaixo uma listagem com as turmas que poderá selecionar para herdarem os parâmetros. 

Na listagem das turmas que pode selecionar para herdarem os parâmetros, surge indicação das que tem parâmetros de forma a não duplicar os mesmos. Quando escolhe a turma, tem também possibilidade de escolher a disciplina importando assim parâmetros para essa disciplina e não para todas as disciplinas da turma de destino.


Sendo que, quando seleciona a disciplina, na listagem de turmas só surgem as que têm a disciplina selecionada previamente.



Selecionando a opção importar entre cursos diferentes, a funcionalidade é semelhante surgindo uma janela onde pode selecionar também o ano letivo e turma de origem e disciplina tendo como diferença a escolha do curso de destino e turma de destino. 



  • Áreas de carácter transversal

No conselho de turma, podem também ser avaliados parâmetros associados às áreas de carácter transversal tendo que ativar a política de funcionamento ‘UsaAreasDeCaraterTransversalNosCT’, presente na administração do sistema - sistema - políticas de funcionamento - categoria Notas.




Para criar estas áreas, deve aceder ao menu administração de sistema - avaliações - regular - áreas de Caráter Transversal, clicar em “adicionar”, preencher os campos “descrição” e “ordem de visualização” e clicar em “Guardar”. Após guardar, surgem dois novos separadores; o separador“parâmetros de avaliação” para configurar os parâmetros dessa área e o separador “cursos” para definir em que cursos surgirá essa área.




Para configurar os parâmetros de uma área de caracter transversal deve, dentro da área configurada - separador “parâmetros de avaliação”, clicar em “adicionar”, preencher os campos “descrição”, “ordem de visualização” e “escala”, e clicar em “Guardar”.




Para associar os cursos em que a área de carácter transversal configurada e seus parâmetros associados surgirão, deverá dentro da área configurada - separador “cursos”, colocar o visto no quadrado à direita do nome do curso.



Estas áreas e seus parâmetros associados estarão visíveis nos Conselhos de Turma para avaliar cada um dos alunos. As áreas podem ser diferentes por tipo de curso.



  • Aspetos a melhorar

Os aspetos a melhorar são itens que são definidos em administração de sistema - avaliações - regular - Aspetos a Melhorar, e surgem no Conselho de Turma. 



Para os aspetos a melhorar configurados estarem disponíveis nos Conselhos de Turma basta ativar a política de funcionamento ‘UsaAspetosAMelhorarRegular’ presente na administração do sistema - sistema - políticas de funcionamento - categoria Notas. 



  • Dificuldades transversais

Além dos aspetos a melhorar que podem ser configurados no e-Schooling e avaliados no global do aluno, o e-Schooling possui também a configuração para a avaliação de dificuldades às disciplinas de um aluno.


Para configurar as dificuldades que poderá ser afetas às disciplinas, deverá aceder a administração do sistema - avaliações - configurações gerais - dificuldades transversais e adicionar.


Além destas dificuldades transversais, poderá também configurar estratégias de recuperação, que depois serão também afetas às disciplinas, tal como as dificuldades.


Deverão estar também ativas as políticas de funcionamento “UsamDificuldadesEEstrategiasRegular” e “DificuldadesEEstrategiasApenasEmDisciplinas”.


  • Aproveitamento global

Ainda no menu administração do sistema - avaliações - regular, é possível a configuração do aproveitamento global afeto à turma. É disponibilizada a possibilidade de configurar a escala do aproveitamento global da turma, que está presente no relatório com o código R0444. Acedendo a administração do sistema - avaliações - regular - aproveitamento global, surgirá uma listagem com os níveis de formação deste ensino, pois esta escala pode ser configurada por esses níveis.




Editando um nível de formação (clicando no lápis) é possível configurar as regras do mesmo. Para criar uma regra, é necessário escolher qual o mínimo e máximo em que a média pode variar, e quais as disciplinas associadas à regra.



Por exemplo, ao criar a regra - Média Total é possível indicar que esta varia entre 0 e 2,5, e associar todas as disciplinas do curso. Como o relatório é por turma, na sua geração apenas irão contar para a média total todas as disciplinas que estejam na turma.



Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo