Importação de ementas - criar ficheiro de ementas

Modificado em Thu, 15 Fev, 2024 às 2:13 PM

Depois de termos os componentes inseridos no ePass, tanto por importação e/ou criação direta no ecrã “Componentes dos Pratos”, vamos prosseguir com a elaboração de ementas para depois as importarmos.


Ao entrar na opção “Importar Ementas”, é apresentado o ecrã abaixo, onde temos de escolher o “Tipo de Refeição” (Merenda, Almoço, Lanche, etc.), assim como o refeitório onde se pretende servir a refeição.

Tendo marcado as opções nos dois campos indicados, tal como indica no próprio ecrã, selecionamos o botão “Clicar aqui” e é descarregado um ficheiro exemplo para construir as ementas.



A primeira coluna do ficheiro diz respeito à data da ementa, sendo que podemos carregar de uma vez só a ementa de vários dias e semanas.


Para cada data/linha, terão que se preencher tantas colunas como as opções de prato definidas. 


Neste caso em específico, foi definido que para o tipo de refeição “Almoço” estão disponíveis as seguintes opções de prato: Dieta, Normal, Segunda opção e Vegetariano. Para cada uma destas temos os tipos de prato: sopa, prato principal e sobremesa.


Em cada opção de prato nas ementas é possível indicar uma outra descrição para além da que aparece por defeito, ou então tal como está indicado no exemplo, basta deixar vazio e irá ser mostrado o nome definido na configuração de opções de prato.



Outro aspeto importante é a coluna seguinte, referente ao código das opções de prato de cada ementa. Aqui é preciso indicar um código identificador único, sem incluir caracteres especiais, visto que depois será necessário atribuir este mesmo código às imagens que podemos associar a cada opção nas ementas, sendo que não é possível atribuir nomes com os caracteres especiais aos ficheiros de imagem.

Nas restantes colunas e tal como a está indicado, será necessário preencher com o exato nome ou código dos componentes pretendidos.


Segue exemplo de um ficheiro excel preenchido com ementas para alguns dias, onde optei por indicar apenas o código dos componentes e não a sua descrição, embora seja possível fazê-lo das duas formas.



Outros artigos: 

Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo