As notas de crédito são associadas a uma fatura e/ou a um recibo.
Se for associado a um recibo deverá de seguida criar uma devolução de dinheiro.
Mesmo que o dinheiro não tenha sido efetivamente recebido é necessária a criação da devolução de dinheiro, pois um recibo é um documento financeiro que comprova que foi efetuado um pagamento.
Se não for emitida a devolução de dinheiro, no final as contas não baterão certo pois esse dinheiro vai constar a mais, quando foi devolvido ou até nunca chegou a entrar.
Para criar uma nota de crédito pode fazê-lo de duas formas:
Através do aluno:
Menu Gestão financeira > alunos > edita a ficha do aluno > separador documentos financeiros > separador conta corrente.
Deverá entrar na fatura à qual pretende associar uma nota de crédito para retificar o valor. Dentro da fatura, seleciona a linha que pretende ou as linhas e clica em “Criar nota de crédito”.
De seguida surgirá uma nova janela, onde encontrará uma linha a vermelho, deverá editá-la se pretender alterar o valor da nota de crédito no campo “valor unitário”.
Se já tiver um recibo criado deverá de seguida criar uma devolução de dinheiro. Se não tem recibo, basta criar a nota de crédito, que quando for criado o recibo o valor já ficará automaticamente retificado.
A justificação da nota de crédito é obrigatória.
Através do encarregado de educação:
Gestão financeira > encarregados de educação > edita a ficha de EE > separador documentos financeiros > separador conta corrente.
Dentro da fatura, seleciona a linha que pretende ou as linhas e clica em “Criar nota de crédito”. De seguida surgirá uma nova janela, onde encontrará uma linha a vermelho, deverá editá-la se pretender alterar o valor da nota de crédito no campo “valor unitário”. Se já tiver um recibo criado deverá de seguida criar uma devolução de dinheiro.
Se não tem recibo, basta criar a nota de crédito, que quando for criado o recibo o valor já ficará automaticamente retificado.
A justificação da nota de crédito é obrigatória.
Este artigo foi útil?
Isso é ótimo!
Obrigado pelo seu feedback
Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)
Obrigado pelo seu feedback
Comentário enviado
Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo