Criar e configurar os cursos

Modificado em Wed, 11 Set, 2024 às 1:21 PM

Para criar um curso, deverão aceder ao menu "Secretaria" -> "Estrutura curricular" -> "Cursos" -> clicar no botão “Adicionar” -> escolher tipo de ensino e preencher os campos obrigatórios (todos aqueles que têm o asterisco (*)) presentes no formulário.




Na criação do curso, ter em atenção a colocar o "visto" nos campos “Ativo” e “Visível”, de forma que este curso fique visível aquando do acesso à listagem dos mesmos


No caso de efetuarem exportação para MISI, é necessário colocar o visto no campo “Exportar para a MISI”, para que a informação das turmas, alunos e docentes, deste curso, seja exportada.



Após criação do curso:

Anos letivos 

No separador com a designação “Anos Letivos”, existe a possibilidade de configurar as datas de ano letivo, períodos e interrupções ao nível do curso. Para atribuir as datas, bastará, nesse separador, editar o ano letivo onde surgirá uma nova janela com os separadores “Ano Letivo”, “Períodos Letivos” e Interrupções Letivas” e, nestes separadores, poderão configurar as datas, sendo estas herdadas pelas turmas deste curso.


Apoios do Curso 

No separador com a designação “Apoios do Curso”, dever-se-á carregar uma imagem para rodapé, que ficará visível nos relatórios deste curso e respetivas turmas.


Relatórios


No separador com a designação “Relatórios”, são disponibilizados relatórios ao nível do curso.



Criar e configurar as disciplinas do curso 
- Copiar disciplinas: 

Quando todas as disciplinas, ou a maioria das mesmas, é igual entre cursos e quando, no e-Schooling, já temos, pelo menos, um curso criado, poderemos copiar as disciplinas:

1- Aceder ao curso já criado e, nos separadores Disciplinas do Curso e Grupo de Disciplinas, entrar disciplina a disciplina e usar o botão "Copiar para outro curso". Abrir-se-á nova janela, onde selecionaremos o curso de destino (novo curso):



2- Após copia de disciplinas, dever-se-á verificar as configurações, como o plano curricular.


3- Caso a disciplina contenha módulos e UFCD's, analisar as suas configurações e ajustar se necessário. 


- Criar novas disciplinas: 

Para criação das disciplinas do curso, aceder ao menu secretaria -> estrutura curricular -> cursos -> editar o curso onde pretendem criar as disciplinas e, no separador “disciplinas do curso” e/ou separador “Áreas” (no caso do pré-escolar), adicionar as mesmas. 


Neste separador, deverão criar as disciplinas que são de frequência obrigatória para todos os alunos.



Na criação da disciplina do curso, será necessário preencher alguns campos que abaixo explicamos:


  • Disciplina base – campo onde indica uma base da disciplina que contém algumas configurações por defeito à disciplina que pretende criar.

  • Nome – campo para indicar o nome da disciplina.

  • Abreviatura – campo para indicar a abreviatura da disciplina.

  • Ordem de visualização – uma ordem pela qual a disciplina será apresentada em relatórios.

  • Escala de avaliação – escala na qual serão lançadas notas.

  • Escala de avaliação para NEE – escala utilizada no caso de alunos CEI.

  • Avaliação sem efeito na progressão – selecionar quando a disciplina não entra para média e não entra para o cálculo da situação final do aluno.

  • Disciplina constituída por UFCD´s – configuração utilizada nas tipologias que utilizam UFCD´s para indicar que a disciplina é constituída por estas.

  • Parâmetro de disciplina – campo para indicar no caso das disciplinas de línguas se é uma iniciação ou continuação, no caso da educação moral e religiosa para indicar se é católica ou evangélica, no caso das disciplinas de oferta o nome da disciplina.

  • Visível nas pautas e certificados – configuração que permite mostrar ou ocultar em relatórios como pautas e certificados as disciplinas.

  • Visível nas fichas de informação - configuração que permite mostrar ou ocultar em relatórios como fichas de informação as disciplinas.

  • Grupo de disciplinas – configuração que permite mover uma disciplina para dentro de um grupo, ou remover a disciplina do grupo.

  • Cor de fundo – funcionalidade que permite definir a cor de fundo para a disciplina, que terá efeitos no horário das turmas.
  • Cor de texto – funcionalidade que permite definir a cor de texto para a disciplina, que terá efeitos no horário das turmas.

  • Lecionar a partir de – funcionalidade que permite indicar a partir de quando a disciplina é lecionada.

  • Lecionada até – campo que permite indicar até quando é lecionada a disciplina, ocultando a mesma após esta data.


Em cada disciplina do curso também será obrigatória a existência de um plano curricular, para quando forem criadas as turmas, as mesmas herdem essa informação a partir do curso. Este plano curricular é definido acedendo à disciplina do curso no separador “plano curricular”.


Dentro do separador “plano curricular”, na disciplina, são associados os módulos, no caso de o curso ser de uma tipologia que contém módulos na sua estrutura curricular.


Deverá configurar nas disciplinas campos como escala de avaliação, ordem de visualização, bem como os outros pois são importantes para o bom funcionamento das avaliações e relatórios.



Grupo de disciplinas

Para criar disciplinas do curso que serão opcionais para os alunos, por exemplo, as línguas ou educação moral, deverão aceder, no curso, ao separador “grupo de disciplinas” ou ao separador “Áreas Opcionais” (no caso do pré-escolar) e, aqui, adicionar-se  o respetivo grupo. Editando o grupo, dentro do separador “disciplinas”, dever-se-á criar cada uma das disciplinas opcionais.


Na criação do grupo de disciplinas, deve-se indicar no campo “escolha mínima e máxima de disciplinas” o número mínimo e máximo de disciplinas que o aluno poderá optar, podendo ser entre zero mínimo e uma de máximo, etc.


Editando uma disciplina do curso, visualizará um separador com designação “disciplinas das turmas” onde poderá consultar as turmas que herdaram a disciplina do curso.




Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo