Utilizadores
Na funcionalidade de gestão de utilizadores, é possível controlar o acesso aos utilizadores que deixam de colaborar com a escola ou cujo o acesso às mesmas já não se justifique.
Acedendo a administração do sistema > sistema > gestão de utilizadores, é possível garantir que apenas utilizadores autorizados têm acesso às soluções.
Aqui, são listadas todas as entidades, tanto do e-Schooling como do eCommunity, que já tenham acesso criado/registado.
Nesta listagem, é possível identificar quais os utilizadores ativos em determinado momento, através da coluna “Desativado”.
Assim como, através da pesquisa avançada, é possível filtrar pelos utilizadores ativos ou desativados através do campo da pesquisa “Desativado” selecionando na drop-down “sim” ou “não”, conforme a informação que pretende obter para o efeito.
Nesta mesma listagem, editando cada utilizador (clicando no lápis apresentado à esquerda do nome), é possível ativar ou desativar o mesmo, no campo para o efeito.
Ainda nesta listagem de utilizadores, é de referir que, à semelhança de outras listagens do e-Schooling, existe a possibilidade de extrair a mesma para formato Excel, no botão para o efeito que se encontra à direita no cimo da listagem.
eCommunity
Além da funcionalidade descrita no ponto acima, o tratamento de acesso dos utilizadores específicos do eCommunity poderá também ser feito no menu eCommunity (no e-Schooling) > gestão de utilizadores >edita a escola > surge nova janela denominada “enviar credenciais”.
No separador “utilizadores”, são listadas todas as entidades que tenham acesso criado/registado ao eCommunity.
Nesta listagem, é possível identificar quais os utilizadores ativos em determinado momento, através da coluna “Desativado”.
Assim como, através da pesquisa avançada, é possível filtrar pelos utilizadores ativos ou desativados através do campo da pesquisa “Desativado” selecionando na drop-down “sim” ou “não”, conforme a informação que pretende obter para o efeito.
Nesta listagem de utilizadores do eCommunity, existe a possibilidade de bloquear ou desbloquear o acesso ao eCommunity a um utilizador em particular ou a vários utilizadores em simultâneo. Para isso, basta selecionar na listagem o ou os utilizadores que pretende tratar e clicar no botão “Bloquear/Desbloquear” presente à esquerda no cimo da listagem.
Sendo que o desbloquear será inferido a utilizadores que estejam desativados e o bloquear infere nos utilizadores que tenham o acesso ativo.
Ainda nesta funcionalidade, existe a possibilidade de bloquear em massa utilizadores inativos, ou seja, utilizadores que não tenham associação ao ano letivo ativo.
Para casos, por exemplo, de encarregados de educação e alunos que tenham terminado o seu percurso na escola em anos letivos anteriores e cujo aluno não possui registo de matrícula no ano letivo ativo.
Esta possibilidade de bloquear em massa utilizadores inativos acontece utilizando os botões “Bloquear acessos de EE’s inativos” “Bloquear acessos de alunos inativos” e “Bloquear acessos de utilizadores de consulta inativos” que surgem junto ao botão “Fechar”, quando se acede ao menu eCommunity (no eSchooling) - gestão de utilizadores - edita a escola - surge nova janela denominada “enviar credenciais”.
Accounts
A implementação do sistema de autenticação das Codevision Accounts foi motivada, entre outras razões, por questões de segurança.
O algoritmo de encriptação (RFC2898) agora utilizado é ainda mais seguro.
O utilizador da plataforma passa a ter total autonomia na gestão dos seus dados de acesso.
Em cada acesso à myaccount, o utilizador tem sempre a possibilidade de editar/alterar os seus dados de acesso.
Estando logado na myaccount, o utilizador poderá editar/alterar os seus dados de acesso clicando no lápis presente à esquerda de cada um dos campos.
Ao clicar no lápis, o campo fica editável. Após edição/alteração do dado respetivo, deverá clicar na
disquete que surge à esquerda do campo que está a editar para que a alteração seja guardada em sistema.
O acesso à my account poderá ser feito diretamente em https://myaccount.codevision.pt ou, estando logado no eSchooling ou eCommunity, clicando nos dados de login no canto superior direito da página inicial, surge nova janela e aí tem a possibilidade de aceder à myaccount, clicando no botão “Codevision Account” que surge junto ao botão “fechar” no cimo da janela.
No caso de esquecimento da palavra-passe, o utilizador está autónomo para efetuar a recuperação da mesma, não tendo que se dirigir aos serviços administrativos da escola ou comunicar com a escola para esse efeito. Com isto, infere uma mais valia pois retira trabalho administrativo à escola.
Os dados recolhidos (endereço de email, número de telemóvel, login alternativo) servem apenas para facilitar, ao utilizador, o acesso às soluções, pois ao efetuar login na plataforma no campo do utilizador poderá utilizar um desses dados.
Não há quebra de confidencialidade nem partilha de dados dos utilizadores. Os dados recolhidos aquando o registo da conta (endereço de e-mail, número de telemóvel, login alternativo e palavra-passe encriptada) sendo que destes apenas o endereço de email e a palavra-passe são obrigatórios) não são utilizados para efeitos de marketing.
Assegurar palavras passe seguras e autênticas
Existe, no e-Schooling, a possibilidade de ativar regras que obrigam o utilizador a criar uma palavra passe que obedeça às mesmas, para assim inferir uma das boas práticas de segurança no que toca a ter palavras passe mais seguras e mais autênticas.
Após regras ativadas, caso a palavra passe não obedeça às mesmas, o sistema obriga a que o utilizador, ao efetuar login na plataforma, redefina a sua palavra passe respeitando as regras que foram anteriormente ativadas.
A ativação destas regras é feita acedendo a administração do sistema >configurações e-Schooling > edita a escola clicando no lápis presente à esquerda > separador Autenticação.
Segue abaixo explicativo do funcionamento de cada uma das regras:
- “Obrigar a conter letras maiúsculas”, se ativa, irá obrigar os utilizadores a conterem na sua password, pelo menos uma letra maiúscula.
- “Não permitir repetir a última password”, tal como a descrição indica, se ativa, não irá permitir que os utilizadores redefinam a password utilizando a última que havia sido configurada.
- “Obrigar a ter caracteres especiais”, se ativa, irá obrigar os utilizadores a conterem na sua password, pelo menos um caractere especial, por exemplo "*".
- “Obrigar a ter algarismos”, se ativa, irá obrigar os utilizadores a conterem na sua password pelo menos um algarismo.
- “Duração da password em dias”, se ativa corresponderá ao número de dias em que as passwords irão expirar, obrigando a definir uma nova password de acesso.
- Esta regra, quando ativa, surgirá um novo campo “valor” para colocar o número de dias em que a password expirará. Por defeito, é apresentado o valor 20 (mais usual), podendo ser alterado para o número de dias pretendido.
- “Tamanho mínimo da password”, se ativa, obrigará o utilizador a ter uma password com o número de caracteres definido no campo “valor”, disponibilizado quando regra é ativada. Por defeito, é colocado o número 5 (mais usual) podendo ser alterado para o número de caracteres pretendido.
Para as configurações efetuadas nos campos mencionados anteriormente serem efetivas, é necessário após ativação das regras pretendidas e valores, clicar no botão “Guardar”, presente no cimo da janela.
Aquando ativação das regras de autenticação, aos utilizadores que as suas passwords não respeitam essas regras nas aplicações, na página de login irá obrigar à criação de uma nova password indicando as regras a ter em conta:
O utilizador ao criar a nova password, conforme vai introduzindo a mesma e obedecendo às regras, as mensagens vão desaparecendo da página sinalizando que a regra foi cumprida, e quando todas as regras estiverem cumpridas surge o botão de login, para efetuar login e guardar a nova password.
Quando ativa a regra que define o número de dias para password expirar, e a mesma expirar, surgirá um aviso ao utilizador de que a password expirou, e a possibilidade de criação de uma nova password, conforme imagem abaixo:
Este artigo foi útil?
Isso é ótimo!
Obrigado pelo seu feedback
Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)
Obrigado pelo seu feedback
Comentário enviado
Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo