Permissões: RGPD - Regulamento Geral de Proteção de Dados

Modificado em Tue, 28 Mai, 2024 às 3:13 PM


Atualmente, no e-Schooling, é possível à escola, por perfil e/ou utilizador, dar/retirar permissões de acesso a menus e submenus.

Para configurar/consultar as permissões por perfil de um utilizador, aceder ao menu administração do sistema>sistema>gestão de utilizadores.
Na listagem "Utilizadores do sistema", está presente o botão "permissões por perfil" .



Premindo este botão, ele vai indicar quais os perfis que têm acesso a quais menus e aos quais podem ser retiradas permissões.



Ao acedermos a este separador, estaremos a retirar permissões ao global do perfil.

Para configurar particularmente um utilizador, e retirar permissões se necessário, na gestão de utilizadores, editar a ficha desse mesmo utilizador e aceder ao separador "Permissões - menus" e na listagem de permissões do perfil de utilizador retira as necessárias apenas para esse utilizador.





Permissões de formulário 


No e-Schooling é possível gerir o acesso à informação na ficha de entidade, configurando por perfil e/ou por utilizador, como visível e/ou editável o acesso à informação. 

Poderá configurar o que um determinado perfil ou determinado utilizador poderá ver e/ou editar relativamente a informação e separadores na ficha de entidade.

Esta configuração de permissões de acesso à informação na ficha da entidade é feita acedendo a administração do sistema >sistema > gestão de utilizadores.


Para configurar num perfil em geral, clicar no botão “permissões por perfil” presente no cimo da listagem de utilizadores e na nova janela que surgir, escolhe a escola e acede ao separador “permissões –formulários”.


Para configurar um utilizador em particular, edita (clicando no lápis à esquerda do nome) o mesmo na listagem de utilizadores - separador “permissões - formulários”.




A configuração das permissões formulários será tipificada por tipo de entidade (aluno, docente, funcionário, outra).


Feitas as configurações:

  • entre perfis, o sistema valida o menos restritivo
  • entre perfil e utilizador, o sistema valida o mais restritivo 


Por exemplo:

Se um determinado perfil estiver configurado para não editar, nenhum utilizador poderá editar. Ou seja, se no perfil de funcionário é apenas configurada a possibilidade de ser visível, mas não editável, num utilizador apenas com perfil de funcionário não é possível configurar para editar.


Se o perfil de funcionário puder editar, no utilizador apenas com perfil de funcionário poderá configurar que não pode editar.


Um utilizador com perfil de funcionário e secretaria, no perfil de funcionário configura-se não visível, o utilizador vê como secretaria.

Este artigo foi útil?

Isso é ótimo!

Obrigado pelo seu feedback

Lamentamos por não termos podido ajudá-lo(a)

Obrigado pelo seu feedback

Diga-nos como podemos melhorar este artigo!

Selecione pelo menos um motivo

Comentário enviado

Agradecemos o seu esforço e iremos tentar corrigir o artigo